
Com funciona o serviço de Atendimento Online?
O contato começa com nossa Central de Atendimento para marcação de uma avaliação inicial de saúde mental com um profissional especialista. A partir da avaliação, fazemos um plano de trabalho e determinamos quais os profissionais seriam os mais indicados para o caso.
Sabemos que a melhor combinação entre as demandas do cliente e a expertise do profissional garantem o sucesso do caso.

Como descobrir quem é a pessoa indicada para me ajudar?
A partir da avaliação inicial temos condições de entender as demandas e indicar o profissional da nossa equipe, que seria recomendado para o caso.
Muitas vezes recebemos indicação ou referência, mas uma avaliação profissional especializada pode ajudar a nortear as expectativas do cliente com o perfil do profissional.

Os atendimentos são feitos de forma online ou presencial?
Os atendimentos podem ser totalmente online ou intercalado com sessões presenciais nas nossas unidades. Queremos que você tenha flexibilidade e a melhor experiência possível, de acordo com as suas expectativas.
A Plenamente garante aos pacientes a segurança de suas informações, de acordo com a legislação vigente.
Áreas de Atuação
- Adolescência
- Agressividade
- Alcoolismo
- Ansiedade de separação
- Aprendizagem
- Atenção
- Autismo
- Autoestima
- Bilinguismo
- Bullying
- Burnout
- Codependência
- Cognição
- Deficiência Mental
- Dependência Química
Adolescência
Adolescência é a fase que marca a transição entre a infância e a idade adulta. Com isso essa fase caracteriza-se por alterações em diversos níveis - físico, mental e social - e representa para o indivíduo um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilégios típicos da infância e de aquisição de características e competências para assumir os deveres e papéis sociais do adulto.
Agressividade
A agressividade é a resposta inerente ao ser humano que representa uma maneira de se proteger contra ameaças externas. Quando ela é excessiva, foge ao controle, torna-se destrutiva e pode causar problemas nas relações pessoais, profissionais e na qualidade de vida do indivíduo.
Alcoolismo
O alcoolismo é uma doença crônica que traz prejuízos muito graves para a vida do indivíduo. O consumo prolongado de álcool desenvolve a tolerância, ou seja, o indivíduo necessita de doses cada vez maiores para obter o mesmo efeito em seu organismo. Quando um indivíduo já com alto nível de tolerância, interrompe do uso, aparecem os sintomas de abstinência, que representam os efeitos da falta da droga no organismo. Dessa forma, instala-se progressivamente o quadro de dependência da substância, chamado de alcoolismo.
Ansiedade de separação
A característica essencial é a ansiedade excessiva frente ao afastamento de casa ou de figuras importantes de vinculação. Esta ansiedade está além daquela esperada para o nível de desenvolvimento do indivíduo. As crianças com Transtorno de Ansiedade de Separação quando separadas de casa ou das figuras principais de vinculação, elas podem exibir, de um modo recorrente, retraimento social, apatia, tristeza ou dificuldade para concentrar-se no trabalho ou em brincadeiras.
Aprendizagem
Adolescência é a fase que marca a transição entre a infância e a idade adulta. Com isso essa fase caracteriza-se por alterações em diversos níveis - físico, mental e social - e representa para o indivíduo um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilégios típicos da infância e de aquisição de características e competências para assumir os deveres e papéis sociais do adulto.
Atenção
Atenção é a focalização consciente e específica sobre alguns aspectos ou algumas partes da realidade. É a habilidade de voluntariamente ou espontaneamente privilegiar um determinado conteúdo e determinar a inibição de outros que se apresentem simultaneamente. Portanto, reconhece-se a atenção como um fenômeno de esforço, concentração, interesse intencional e focalização da consciência.
Autismo
É um Transtorno Invasivo do Desenvolvimento, cujas características são observadas ainda na primeira infância e se estendem para a vida toda. Caracteriza-se principalmente pela falta de interesse na interação com outras pessoas. As pessoas com Trantorno do espectro autista apresentam dificuldades em estabelecer vínculos afetivos, na comunicação verbal e não-verbal, na interação social, nas brincadeiras ou outras atividades de lazer.
Autoestima
É o conjunto de informações que uma pessoa faz de si mesma, as crenças e os os pensamentos subjetivos. Nossa autoestima pode ser representada favoravelmente ou não, de acordo com a tonalidade afetiva de cada um. Algumas pessoas se vêem de morma postiva e esperançosa, outras se vêem péssimos. Assim sendo, a auto estima é a idéia que nós temos de nós mesmos e pode ser um estímulo causador de diversos transtornos psicológicos. Em acréscimo, a autoestima pode ser construída como uma característica permanente de personalidade (traço de autoestima) ou como uma condição psicológica temporária (estado de autoestima).
Bilinguismo
O bilinguismo é a capacidade de expressar-se de forma fluente em dois idiomas. É a coexistência de dois sistemas linguísticos diferentes e que os falantes utilizam alternadamente, a depender das circunstâncias, com igual fluência ou com a proeminência de um deles.
Bullying
A palavra "bully" em inglês significa valentão, assim, bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou um grupo com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo incapaz de se defender. Assim sendo, o termo bullying descreve uma forma de ofensa ou agressão de uma pessoa ou um grupo sobre alguém mais fraco ou mais vulnerável.
Burnout
Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um disturbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho. Esta síndrome é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes, como médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalistas, dentre outros. Essa síndrome pode resultar em estado de depressão profunda e por isso é essencial procurar apoio profissional no surgimento dos primeiros sintomas.
Codependência
É um termo usado para se referir as pessoas fortemente ligadas emocionalmente a um indivíduo com problemas de dependência de substâncias (como álcool e drogas) ou com um comportamento problemático e destrutivo (como jogo patológico ou um transtorno de personalidade).
Cognição
A cognição é o conjunto das funções cognitivas ou funções mentais superiores. Segundo Muriel Lezak, a acognição pode ser dividida em quatro grandes grupos: 1) funções receptivas, que envolvem a capacidade de perceber, selecionar, classificar e integrar informações; 2) memória e aprendizagem referem-se ao armazenamento e recuperação de dados; 3) processamento do pensamento, diz respeito à permanente organização e reorganização das informações dentro do sistema; 4) funções expressivas - as maneiras pelas quais as informações podem ser apresentadas ou comunicadas. As principais funções cognitivas são: percepção, atenção, memória, linguagem e funções executivas. É a partir da relação entre todas estas funções que entendemos a grande maioria dos comportamentos, dos mais simples aos mais complexos.
Deficiência Mental
Segundo a AAMR (Associação Americana de Deficiência Mental) e DSM-IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), pode-se definir deficiência mental como o estado de redução notável do funcionamento intelectual, associado a limitações pelo menos em dois aspectos do funcionamento adaptativo: comunicação, cuidados pessoais, competência domésticas, habilidades sociais, utilização dos recursos comunitários, autonomia, saúde e segurança, aptidões escolares, lazer e trabalho.
Dependência Química
Dependência é considerada uma relação alterada entre o indivíduo e seu modo de consumir uma determinada substância. É uma doença crônica, caracterizada por comportamentos impulsivos e recorrentes de utilização de uma determinada substância para obter a sensação de bem-estar e de prazer, aliviando sensações desconfortáveis como ansiedade, tensões, medos, entre outras. Na dependência química o indivíduo sente compulsão por usar determinada droga para evitar os sintomas de abstinência, além de precisar de doses cada vez maiores para sentir o mesmo efeito. Quando a dependência se instala, a busca de uma droga pode dominar a vida do indivíduo.
- Depressão
- Disciplina Positiva
- Disgrafia
- Dislexia
- Esquizofrenia
- Estresse
- Fobias
- Funções Executivas
- Impulsividade
- Luto
- Memória
- Neuropsicologia
- Personalidade
- Plasticidade Neural
- Psiquiatria Geral e Forense
Depressão
A depressão se caracteriza por um sentimento de tristeza profunda, associado com sintomas fisiológicos e cognitivos no indivíduo. Os sistemas classificatórios caracterizam a depressão como um conjunto de sintomas que incluem humor deprimido (tristeza, desesperança), perda de interesse e prazer por atividades e diminuição da energia, levando o indivíduo à uma importante falta de ânimo que interfere nas atividades do dia a dia. De acordo com o DSM-IV, para ser caraterizado como depressão, este conjunto de sintomas deve estar presente por, no mínimo, duas semanas e causar prejuízo significativo na vida social e/ou ocupacional do indivíduo. Segundo a CID-10, dependendo da forma como os sintomas são experimentados, a depressão deve ser classificada como leve, moderada ou severa.
Disciplina Positiva
Disciplina Positiva é uma abordagem humanista, baseada no trabalho de Alfred Adler e Rudolf Dreikurs que tem como objetivo desenvolver relacionamentos respeitosos entre pais, crianças e adolescentes, casais e colaboradores de trabalho. A Disciplina Positiva é baseada nos livros escritos pela Dra. Jane Nelsen e diversos co-autores (Lynn Lott, Cheryl Erwin, entre outros), e desenvolve habilidades sociais e de vida, encorajando as pessoas a se tornarem responsáveis, resilientes e com habilidades para a solução de problemas. Saiba mais em plenamentepositiva.com.br
Disgrafia
Disgrafia é um distúrbio genético e hereditário da área da linguagem que pode se manifestar através da dificuldade na leitura, soletração, escrita, linguagem, razão e ou cálculos matemáticos com lentificação na escrita, letra ilegível e desorganização no papel. Este transtorno pode estar associado à Dislexia.
Dislexia
Dislexia é um transtorno genético e hereditário da linguagem, de origem neurobiológica, que se caracteriza pela dificuldade de decodificar o estímulo escrito ou o símbolo gráfico. A dislexia compromete a habilidade de aprender a ler e escrever com correção e fluência e de compreender um texto. Em diferentes graus, os portadores da dislexia tem dificuldades em estabelecer a memória fonêmica, isto é, associar os fonemas às letras.
Esquizofrenia
A esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico que tem início no final da adolescência ou início da idade adulta, com curso crônico e/ou deteriorativo nas esferas social e ocupacional, gerando enormes custos pessoais e financeiros para os pacientes e seus cuidadores. Alguns sinais iniciais são: alucinações, sintomas negativos (apatia, falta de iniciativa e motivação), retraimento social, tendência ao isolamento, alterações de comportamento e déficits intelectuais globais associados à interrupção dos estudos, mau aproveitamento escolar e privação social. Com a evolução, outros sinais eventualmente podem ocorrer como: agitação, referência à escuta de vozes, sensação de perseguição.
Estresse
O estresse é caracterizado pelo conjunto de reações que um organismo desenvolve ao ser submetido a uma situação ou a um fator estressor que exige esforço de adaptação. O fator estressor é definido como qualquer evento que provoque o desequilíbrio de um sistema. Os estressores podem ser:
internos: da própria pessoa, ligados a características de personalidade, como perfeccionismo, pressa, querer fazer tudo ao mesmo tempo.
externos: do ambiente. Mudanças em geral, até mesmo as positivas, desencadeiam estresse – porque exigem uma adaptação. Assim, são grandes fatores estressantes externos, por exemplo: o nascimento de um filho, mudanças profissionais (troca de emprego, promoção, demissão), aposentadoria, mudança de casa, divórcio, doença ou morte de pessoas queridas. Mas há também os pequenos, como o trânsito, que pode acabar tendo um peso importante para muitas pessoas.
Fobias
Fobia em linguagem comum, é o temor ou aversão exagerada ante situações, objetos, animais ou lugares. Sob o ponto de vista clínico, as fobias fazem parte do espectro dos transtornos de ansiedade. São varios os tipos de fobias:
Agorafobia - Medo de estar em lugares públicos concorridos, onde o indivíduo não possa retirar-se de uma forma fácil ou despercebida.
Fobia Social - Medo perante situações em que a pessoa possa estar exposta a observação dos outros, ser vítima de comentários ou passar perante uma situação de humilhação em público.
Fobia Simples - Medo circunscrito diante objetos ou situações concretas.
Funções Executivas
As funções executivas são um conjunto de processos cognitivos orientado a uma determinada meta, e incluem planejamento, organização, manejo do tempo, memória operacional, atenção sustentada, inibição dos impulsos, fluência verbal e pensamento abstrato. Todos esses processos cognitivos estão envolvidos na análise de determinada situação, assim como nas estratégias, antevendo as consequências de sua decisão. Falhas nestas funções interferem no processo de tomada de decisões e resolução de problemas. A principal região cerebral relacionada ao funcionamento executivo é o córtex pré-frontal.
Impulsividade
A impulsividade é caracterizada por um conjunto de comportamentos multidimensionais que estão relacionados à dificuldade de atrasar a gratificação imediata. A impulsividade pode ser considerada como um ajustamento ineficiente às situações imprevisíveis. O indivíduo impulsivo quer seu prazer no momento presente e tem dificuldade de adiar a gratificação imediata, para aguardar o que virá no futuro.
Luto
Luto é um processo de adaptação após perdermos algo ou alguém que era importante e significativo em nossa vida. Durante este processo, um novo sentido para nossa existência precisa ser descoberto e construído.
Memória
Memória é a capacidade de armazenar informações, lembrar delas e utilizá-las no presente. O bom funcionamento da memória depende inicialmente do nível de atenção, além de outras funções cognitivas como a capacidade de percepção e associação. A memória pode ser classificada de forma simples, de acordo com a duração e os tipos de informação envolvidos: a) memória de curto prazo, também conhecida como memória operacional, armazena (em quantidade limitada) informações por alguns minutos; b) memória de longo prazo que, ao contrário da anterior, envolve maior capacidade de armazenamento de informações e permanece com o indivíduo durante longos períodos de tempo. A memória de longo prazo pode ser classificada em diferentes subtipos: memória episódica, memória semântica e memória procedural.
Neuropsicologia
A neuropsicologia é um campo do conhecimento que estabelece as relações existentes entre o funcionamento do Sistema Nervoso Central (SNC), as funções cognitivas e o comportamento, tanto nas condições normais quanto nas patológicas. Ela tem natureza multidisciplinar, apoiando-se em fundamentos das neurociências e da psicologia, e visa ao tratamento dos distúrbios cognitivos e comportamentais decorrentes de alterações no funcionamento do SNC (Cosenza, Fuentes e Malloy-Diniz, 2008). O neuropsicólogo atua, principalmente, na avaliação (exame neuropsicológico) e no tratamento (reabilitação neuropsicológica) das consequências de disfunções do sistema nervoso. Essas disfunções, por sua vez, podem estar relacionadas ao desenvolvimento anormal do sistema nervoso ou ser adquiridas ao longo do curso da vida.
Personalidade
É um termo abstrato utilizado para descrever e dar uma explicação teórica do conjunto de peculiaridades de um indivíduo que o caracterizam e diferenciam dos outros. É o padrão de individualidade pessoal e social, referente ao pensar, sentir e agir.
Plasticidade Neural
A plasticidade neural ou neuroplasticidade é a capacidade que o cérebro tem em se remodelar em função das experiências do sujeito, reformulando as suas conexões em função das necessidades e dos fatores do meio ambiente. Há alguns anos atrás, admitia-se que o tecido cerebral não tinha capacidade regenerativa, no entanto, não era possível explicar o fato de pacientes com lesões severas obterem, com técnicas de terapia, a recuperação da função. Com o aumento do conhecimento sobre o cérebro mostrou que este é muito mais maleável do que até então se imaginava, modificando-se sob o efeito da experiência, das percepções, das ações e dos comportamentos.
Psiquiatria Geral e Forense
Psiquiatria forense é uma sub-especialidade da psiquiatria, que lida com a interface entre lei e psiquiatria. A psiquiatria forense atua nos casos em que haja qualquer dúvida sobre a integridade ou a saúde mental dos indivíduos, em qualquer área do Direito, buscando esclarecer à justiça se há ou não a presença de um transtorno ou enfermidade mental e quais as implicações da existência ou não de um diagnóstico psiquiátrico.
- Reabilitação Neuropsicológica
- Sexualidade
- Socialização
- Superdotação
- Terapia Cognitiva Comportamental
- Transtorno Bipolar
- Transtorno do Déficit de Atenção e ou Hiperatividade
- Transtorno do Estresse Pós-traumático
- Transtornos Alimentares
- Transtornos de Ansiedade
- Transtornos de Aprendizagem
Reabilitação Neuropsicológica
A Reabilitação Neuropsicológica é um processo que busca estabelecer o funcionamento neurocognitivo, com estratégias para restaurar o máximo funcionamento possível, de pacientes que sofreram alguma doença ou trauma. Reabilitação neuropsicológica envolve métodos para restaurar as vias neurais com a aprendizagem de novos caminhos para melhorar o funcionamento cognitivo. Também auxilia os familiares no manejo das consequências físicas e psicológicas decorrentes de doença ou dano cerebral sofrido pelo paciente.
Sexualidade
Segundo Laplanche e Pontalis, o termo sexualidade não designa apenas atividades e o prazer que dependem do funcionamento genital, mas toda uma série de excitações e atividades presentes desde a infância, cujo prazer é irredutível à satisfação de uma necessidade fisiológica básica. O que é sexual é da ordem do desejo, da libido. Sexualidade é um termo complexo que denota os seguintes aspectos de modo interativo: a) a escolha do parceiro sexual quanto ao seu sexo; b) a identificação psicológica da pessoa com o sexo feminino ou masculino, independente de seu sexo biológico; c) modo de atividade utilizado para obter satisfação sexual. A noção de sexualidade como busca de prazer, descoberta das sensações, atração por outras pessoas com intuito de obter prazer pela satisfação dos desejos do corpo, entre outras características, é ligada a fatores genéticos e principalmente culturais. O contexto influi diretamente na sexualidade de cada um. Muitas vezes se confunde o conceito de sexualidade com o do sexo propriamente dito. É importante salientar que um não necessariamente precisa vir acompanhado do outro.
Superdotação
A superdotação é um fenômeno que se caracteriza por uma elevada capacidade mental e um nível de performance significativamente superior à média. A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que entre 3,5% a 5% da população brasileira seja composta de superdotados.
Terapia Cognitiva Comportamental
A Terapia Cognitiva (TC) ou Terapia Cognitiva Comportamental (CBT) foi desenvolvida pelo Dr. Aaron T. Beck, psiquiatra e professor da Universidade de Pensilvânia, EUA. É uma forma focalizada de psicoterapia em que o terapeuta e o cliente trabalham juntos como uma equipe para identificar e resolver problemas. Os terapeutas ajudam os clientes a superar as dificuldades, trabalhando com seus pensamentos, comportamentos e reações emocionais.
Transtorno Bipolar
O transtorno bipolar é uma doença mental em que as emoções comuns tornam-se intensas e, muitas vezes, ampliadas de forma imprevisível. Indivíduos com transtorno bipolar podem rapidamente oscilar entre extremos de felicidade, energia e clareza à fadiga, tristeza e confusão. As oscilações de humor podem acontecer em períodos mais longos, ou eventualmente podem modificar-se de uma semana para outra. As oscilações de humor interferem no funcionamento de vida das pessoas com este transtorno.
Transtorno do Déficit de Atenção e ou Hiperatividade
Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Pessoas com TDAH costumam ter dificuldade para se organizar, fazer planos realistas e pensar antes de agir. Eles podem ser inquietos, barulhentos e incapazes de se adaptar a situações de mudança. As crianças com TDAH podem ser desafiadoras, socialmente inadequadas ou agressivas. Famílias que estão considerando opções de tratamento devem consultar um profissional de saúde mental qualificado para uma revisão completa dos problemas comportamentais e um plano de tratamento.
Transtorno do Estresse Pós-traumático
Transtorno do Estresse Pós-traumático (TEPT) é caracterizado por uma ansiedade extrema após eventos extremamente traumáticos, tais como crimes, acidentes, violência ou desastre natural. Pessoas com TEPT podem reviver o evento via pensamentos intrusivos, flashbacks e pesadelos. Evitam qualquer coisa que as façam lembrar do trauma e têm sentimentos de ansiedade que não tinham antes do evento tão intensos que suas vidas ficam interrompidas.
Transtornos Alimentares
Os transtornos alimentares são hábitos alimentares anormais que podem ameaçar a saúde de um indivíduo. São eles:
Anorexia nervosa: Indivíduos que acreditam que estão gordos, mesmo quando estão perigosamente magros e restringem sua alimentação de forma intencional.
Bulimia nervosa: Indivíduos que comem quantidades excessivas de alimentos e depois as eliminam provocando vômito ou usando laxantes.
Compulsão alimentar: Indivíduos que têm padrões de ingesta alimentar que não conseguem controlar.
Transtornos de Ansiedade
Os Transtornos de Ansiedade são os problemas mentais que ocorrem com maior frequência na população geral. Compreendem os quadros em que há a presença de uma ansiedade acentuada, que desempenha papel fundamental nos processos comportamentais e psíquicos do indivíduo, causando-lhe prejuízos em seu desempenho profissional ou acadêmico e nas relações sociais. A etiologia da ansiedade é multifatorial, envolvendo aspectos psicossociais e biológicos.
Fatores psicossociais: Muitas são as situações cotidianas que envolvem perigo ou ameaça. Nessas situações, um estado de alerta é essencial para a auto-defesa do indivíduo. No entanto, pessoas que apresentam um estado ansioso, tendem a superestimar a situação de perigo. A forma com que as situações são interpretadas pelo indivíduo tem um valor potencial para o surgimento ou não de algum quadro de Transtorno de Ansiedade.
Fatores biológicos: Vários neurotransmissores exercem papel fundamental no controle da ansiedade, porém a serotonina e o ácido gama-aminobutírico (GABA) são considerados os mais importantes. A serotonina e o GABA são neurotransmissores inibitórios, que controlam a resposta de Estresse. Assim, ocorre uma alteração desses neurotransmissores no Sistema Nervoso, o que implica em um estado de ansiedade.
Transtornos de Aprendizagem
Os portadores do TANV apresentam dificuldades na compreensão da leitura, nos conceitos matemáticos, na resolução de problemas, na teoria e nos conceitos científicos. Os conceitos são facilmente entendidos quando concretos, objetivos e simples, mas quando começam a requerer a análise e integração mais complexa, o entendimento fica comprometido. Notam-se também dificuldades no relacionamento e interação social, na percepção do outro, aceitação do novo e mudança de rotina. Por outro lado, estas crianças podem ter ótimos recursos verbais e de memória. Alguns são leitores fluentes e dominam um extenso vocabulário.